O Governo do México publicou no Diário Oficial do país a volta da exigência de vistos para brasileiros, que devem ser emitidos nos consulados e embaixada no Brasil, presencialmente. O motivo, segundo as autoridades mexicanas, é o aumento expressivo do número de brasileiros entrando no país sem a finalidade de Turismo, mas usando um visto de turista. O documento não menciona, mas cresceu número de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos via México.

O acordo entre o Brasil e o México previa um visto eletrônico, que fica suspenso. A nova regra, que entra em vigor 15 dias depois da publicação (feita hoje, 3 de agosto), de acordo com o DO do México, seria temporária, e integrantes do trade mexicano já se mobilizam para derrubar essa barreira à ida de turistas brasileiros ao país. “Nós, do trade, estaremos trabalhando para reverter essa medida o quanto antes”, afirma a diretora do receptivo ATTravel, Lilian Zanon.

Os vistos no Brasil podem ser obtidos, a partir de 18 de agosto, e com marcação de data, nos consulados do Rio e São Paulo, e na embaixada em Brasília, mediante o pagamento de uma taxa de US$ 48.

Vale lembrar que está isento dessa exigência quem tiver visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Japão, Reino Unido e de qualquer um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

RETROCESSO

Para entidades, como Abav Nacional e Abracorp, a exigência do visto emitido presencialmente para entrar no México é um retrocesso e medida deve impactar a procura pelo destino por brasileiros. Segundo a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, o Brasil deveria estar tendo facilitações, após períodos difíceis de pandemia, e, não, entraves.

“Este visto é um incômodo extra quando deveríamos estar tendo todas as facilitações possíveis no mundo inteiro, já que vivemos um momento de retomada das vendas depois da pandemia. Um entrave desses é um retrocesso absurdo e, muito mais do que prejudicial para o trade, é prejudicial para o destino, que é um destino parceiro, que investiu no Brasil, que sabe o valor do viajante brasileiro, e que tem um bom volume de vendas”, diz.

E, apesar de o destino ser mais voltado ao lazer, a decisão também impacta o setor corporativo, que pratica bastante o bleisure no país. “Nesse sentido, o impacto maior é no lazer. Mas o corporativo também é impactado, porque dentro das mudanças nas dinâmicas das viagens corporativas, o bleisure tornou-se um modelo relevante. O viajante agora aproveita para levar a família em uma viagem corporativa, quer seja numa reunião de negócios ou evento. Logo, ele poderia levar a esposa e filhos em uma viagem ao México. Agora, com a exigência do visto, isso torna-se mais complicado e custoso”, comenta o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.

fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2022/08/latam-alcanca-maior-numero-de-destinos-brasileiros-de-sua-historia_190989.html?utm_campaign=panrotas_news_-_edicao_003787&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

Junte-se ao boletim InformaTivoli.

Fique informado das ultimas noticias do setor.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Outra Noticias: